Saiba tudo sobre Câmbio!
As operações de câmbio fazem parte da rotina diária de muitas pessoas e empresas, e influenciam o preço de uma série de produtos, como combustíveis, trigo e outros produtos importados. Porém, muita gente que precisa comprar moeda para viajar desconhece as diferenças e acaba fugindo das corretoras por acharem que "elas cobram caro demais".
Iremos abaixo descrever as modalidades de câmbio e como contratá-las:
Câmbio Comercial: É aquele que sai publicado diariamente em jornais e sites. É usado em sua maioria por empresas que estão comprando ou vendendo do Exterior. Também é usado por pessoas que precisam realizar pagamentos ou receber valores em moeda estrangeira por qualquer razão. Dependendo da motivação da operação, pode ser necessário apresentar documentos adicionais, como o Contrato firmado entre as partes, o Invoice (documento equivalente à nossa Nota Fiscal), etc.
O valor do câmbio comercial é determinado pelo mercado financeiro, baseado no volume de transações de compra e venda. Quanto maior a busca pela aquisição de uma determinada moeda, maior será o seu valor de venda.
Por determinação do Banco Central do Brasil (Bacen) no câmbio comercial, as transações são feitas exclusivamente por meio eletrônico. Não há movimentação em dinheiro vivo (cédulas de papel).
As operações de câmbio comercial devem ser contratadas por meio dos bancos, das corretoras de câmbio e dos correspondentes cambiais (profissionais autorizados pelo Bacen a atuarem no mercado).
Câmbio Turismo: O câmbio turismo é voltado para quem precisa comprar a moeda em espécie. É utilizado, em sua maioria por pessoas que irão viajar para o Exterior e precisam comprar a moeda local. Também é usado por empresas que precisam fornecer moeda estrangeira para que seus dirigentes e funcionários a levem para o Exterior.
Por se tratar de um "produto importado", com custos embutidos como transporte, seguro, entre outros, seu valor é superior ao do câmbio comercial, e pode variar inúmeras vezes durante o dia. Os valores de compra e venda são divulgados pelos sites das corretoras de câmbio, e também costumam ser anunciados no final do dia pelos meios de comunicação.
Algumas moedas, como os dólares americanos, canadenses e australianos, o euro, a libra esterlina, entre outras, podem ser compradas de duas formas: em espécie (chamadas pelo mercado de cédulas ou papel-moeda) ou em cartão pré-pago, que é similar ao nosso cartão de débito. O cartão evita que você carregue grandes quantidades de dinheiro na carteira, e também pode ser usado para saques em caixas eletrônicos (os famosos ATM) mundo afora - inclusive no Brasil.
As operações de câmbio turismo devem ser contratadas por meio das corretoras de câmbio ou dos correspondentes cambiais. Desta forma, além de você seguir as regulamentações do Bacen, você ainda se protege de cair em golpes financeiros, como comprar moeda falsa, ser assaltado na hora de comprar "sobras de viagem", etc.
Ao adquirir a sua moeda estrangeira, você irá receber o Contrato de Operações de Câmbio. Tenha esse documento em mãos nos momentos de embarque e desembarque, pois ele pode ser exigido tanto pelas alfândegas brasileira quanto pela alfândega do país que você está indo visitar. Assim, você evita constrangimentos e faz uma viagem tranquila.
Se você ainda tiver dúvidas, ou quiser fazer a sua compra, entre em contato com a gente pelo WhatsApp (11) 95903-7473.